Câmara de Vereadores aprova projeto para viabilizar obras em São Januário

Expectativa dos investidores é que as obras comecem em janeiro, após licença da prefeitura. Meta é concluir intervenções em 2027

Por Conexão no Ar em 19/06/2024 às 09:52:39
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A Câmara de Vereadores do Rio aprovou nesta terça-feira (18/06), com emendas, a redação final do projeto que prevê a reforma do estádio de São Januário, na Zona Norte do Rio. O projeto foi aprovado por 44 dos 51 vereadores presentes em plenário. Em contrapartida, os investidores responsáveis pelas obras vão ganhar uma espécie de bônus imobiliário que permite a construção de imóveis acima do gabarito no eixo do entorno da Avenida das Américas, na Barra da Tijuca e na Zona Norte.

Segundo o texto aprovado pela Câmara, a operação terá validade de 15 anos, a contar do momento em que a lei for sancionada pelo prefeito do Rio.

O arquiteto Sérgio Dias, que presta consultoria ao grupo de investidores parceiros do Vasco da Gama, prevê o início das obras a partir de janeiro de 2025. A meta é concluir as intervenções em 2027, quando o estádio de São Januário comemora cem anos. Entre as obras previstas está a ampliação da capacidade do estádio de 21,8 mi para 47,8 mil torcedores. Uma das emendas incluídas no projeto excluiu a construção de um edifício na sede Náutica da Lagoa, na Rua Tarso Fragoso.

Duas emendas aprovadas destinam recursos para contrapartidas urbanísticas. Uma delas, de autoria de Alexandre Iesquerdo (União Brasil) prevê que 6% das receitas da Operação Urbana Consorciada sejam empregados em melhorias no entorno de São Januário. Outra, do presidente Carlo Caiado (PSD), determina que o valor de R$ 150 de cada metro quadrado negociado, os recursos sejam destinados a um fundo de mobilidade, que será investido nos locais onde houver aumento de gabarito (áreas receptoras).


Comunicar erro
Alerj