O Jaé, plataforma de bilhetagem do município do Rio de Janeiro, está participando da campanha Rota Solidária, promovida pelo Hemorio, oferecendo passagens gratuitas para quem for doar sangue no instituto. A Rota faz parte das iniciativas do Junho Vermelho, que conscientiza a população sobre a importância da doação, incluindo a comemoração pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho.
"A mobilidade urbana do Rio se une para incentivar que mais e mais pessoas compareçam ao Hemorio para fazer a doação. Para todos os nossos usuários da plataforma, um pedido: doe, ajude a quem precisa de sangue. O Jaé ajuda você a ir, sem custo, praticar essa ação de generosidade", ressaltou o Diretor Executivo do Jaé, Zeca Vianna.
Para doar, basta a pessoa se dirigir ao Hemorio na Rua Frei Caneca, 8, Centro do Rio, das 7h às 18h, e informar qual modal usou. O doador receberá duas passagens gratuitas, ida e volta do instituto, para cobrir as despesas de locomoção. Com isso, o instituto visa integrar os doadores a essa ação e aumentar os estoques de sangue. Estão sendo oferecidas 5,2 mil gratuidades para a campanha agora em 2024.
Para realizar a doação de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50kg; estar bem de saúde e não ter tido doenças nas últimas semanas; apresentar um documento de identidade com foto e não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas, entre outros requisitos. Mais informações pelo site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br) e pelo Disque Sangue 0800 2820708.
Além do Jaé, fazem parte da Rota Solidária as concessionárias MetrôRio, VLT Carioca, Semove, CCR Barcas e SuperVia, o aplicativo Uber e a empresa de bilhetagem eletrônica Riocard Mais, que contam ainda com o apoio do America Football Club, que está levando aos modais de transporte a mascote Sangue Bom.
Vale lembrar que o Dia Mundial do Doador de Sangue está também na agenda da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), que há 20 anos realiza ações em prol desse propósito. Esse ano, o país anfitrião do evento da abertura da campanha mundial será o Peru.