O prefeito Eduardo Paes afirmou que também vai recorrer da decisão da Justiça que proíbe a apreensão de menores sem flagrante durante a Operação Verão. Em sua conta no X (ex-Twitter) Paes disse que governo e prefeitura pretendem trabalhar em conjunto, com o município colocando à disposição a Secretaria de Assistência Social na abordagem. "Fica difícil cumprir com nossas obrigações sem que se possa agir. Resultado são as cenas que assustam a sociedade e cerceiam nosso direito de ir e vir. Vamos recorrer!"
No evento em que divulgou as verbas para o carnaval, o governador Cláudio Castro voltou a comentar a decisão da juíza Lysia Maria da Rocha Mesquitaf, titular da 1ª Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Comarca da Capital.
"Segurança Pública tem três vertentes: investigação, prevenção e repressão. Quando um desses nos é cerceado, a perspectiva certamente não é boa. Não gosto de comentar decisões judiciais. Meu comentário é que vou recorrer e já está em bojo o recurso. Queria pedir às autoridades do judiciário que olhem com carinho o recurso do estado — disse Castro, que afirmou ter conversado Paes, nessa manhã.
"Não adianta, depois que acontecer um problema, vir dizer que a gente errou", concluiu o governador.
Esse é um trabalho preventivo em que a secretaria de Ordem Pública do município e a secretaria de Assistência Social, sob o comando dessa última, auxiliam as forças policiais na prevenção a crimes que ameaçam a sociedade. Trabalho em conjunto e responsável. Fica difícil cumprir pic.twitter.com/hAKEkvUPkm
— Eduardo Paes (@eduardopaes) December 15, 2023