Única cidade da Baixada Fluminense que tem um circo-escola público, Mesquita se prepara para o lançamento de mais um espaço dedicado ao picadeiro. Com inauguração prevista para setembro, a Escola Municipal de Artes de Rocha Sobrinho vai oferecer cursos gratuitos de formação profissional de artistas circenses, além de diversas oficinas de cultura e esporte.
Com um investimento de R$ 4,5 milhões, a nova unidade ficará na comunidade do Sebinho, em um terreno de aproximadamente 1.700 metros quadrados. A segunda instituição contará com uma estrutura profissional, com direito a espaço para apresentação circense, arquibancadas e salas de aula para a realização de diversas atividades.
Responsável pela coordenação das atividades de circo em Mesquita, o artista Vinícius Daumas acrescenta que a Escola Municipal de Artes de Rocha Sobrinho terá matrículas para oficinas culturais e esportivas, principalmente nas modalidades de lutas
A ideia de inaugurar a nova unidade surgiu após o sucesso da Escola Municipal de Artes da Chatuba, que tem, atualmente, 280 alunos matriculados.
De acordo com o prefeito Jorge Miranda, por meio de um trabalho com base nas artes e nos esportes, a instituição se tornou uma importante ferramenta de transformação social no município de Mesquita.
— Assim como a educação, a cultura e o esporte são ferramentas fundamentais de transformação social. Principalmente quando falamos de crianças e jovens. Com a nossa Escola Municipal de Artes da Chatuba, tiramos eles das ruas e damos um norte. Além disso, é uma injeção de autoestima e autoconfiança, sensações importantíssimas nessa fase de vida, sobretudo quando falamos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social — afirma o prefeito.