O Jaé, plataforma de bilhetagem do município do Rio de Janeiro, se tornou um dos pioneiros e mais completos, referência de acessibilidade digital no Brasil. A concessionária lançou ferramentas em seu site (www.jae.com.br) para promover a inclusão de pessoas com deficiência.
Com a iniciativa, a empresa possibilita o acesso a conteúdos e serviços a todos os usuários. As funcionalidades em Libras, Voz e +Acessibilidade são simples, de fácil compreensão e trazem uma série de opções. Entre elas, Guia de Leitura, Legenda para Imagens, Pausar Animações, Contraste Invertido e solução para que a pessoa com dislexia possa navegar prontamente pelo ambiente virtual.
"O site do Jaé agora possui 100% de aderência às normas de acessibilidade digital. Este avanço reflete nosso compromisso com a criação de um sistema de mobilidade totalmente acessível e inclusivo", ressaltou o Diretor Executivo da empresa, Zeca Vianna.
Segundo ele, com esta iniciativa, o Jaé não apenas atende a uma necessidade, mas também lidera pelo exemplo, inspirando outras empresas a seguir o mesmo caminho e demonstrando nossa dedicação em ser uma referência em inovação e inclusão. "Estamos quebrando paradigmas e mostrando ser possível integrar plenamente tecnologia e acessibilidade na rotina urbana do Rio de Janeiro", afirmou o executivo da empresa.
No Brasil, a acessibilidade digital não é conhecida pela grande maioria das empresas. Estudos recentes revelam que menos de 1% dos sites no país oferecem esse serviço para pessoas com deficiência. A pesquisa é do Panorama da Acessibilidade Digital da startup Hand Talk, que ajuda a traduzir textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).