A Prefeitura de Petrópolis anunciou nesta quarta-feira (15/05), que decretou a caducidade e anulação do contrato com a Viação Cascatinha. Com isso, a empresa deixa de operar na cidade. As linhas serão assumidas por outras empresas do sistema de transportes do município até o fim do processo licitatório.
Isso acontece devido à inviabilidade de operação da empresa, algo que pode ser constatado pelos altos índices de acidentes e veículos quebrados nas ruas. Somente nos quatro primeiros meses do ano, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) emitiu 78 autos de infração, 34 exigências e oito notificações contra a Viação Cascatinha. A principal irregularidade é não manter os veículos em estado adequado de funcionamento e conservação.
O anúncio da intervenção foi feito pelo prefeito Rubens Bomtempo a líderes comunitários. "A crise na viação Cascatinha começou ainda antes da pandemia, em 2019, e foi acentuada após esse período. Quando assumimos o governo, em janeiro de 2022, a situação já era crítica, e foi agravada com as catástrofes de fevereiro e março daquele ano, que atingiram a garagem da empresa, tirando veículos de circulação. Retiramos a Cascatinha da região do Carangola, até para que ela pudesse concentrar esforços nas outras áreas, e oferecemos todas as condições para que a empresa pudesse se recuperar, como o pagamento do vale-educação, algo acordado e não cumprido pela gestão anterior. No entanto, não percebemos sinal de melhora. Ao contrário. A situação só piorou", disse o prefeito.