Em resposta aos recentes desafios enfrentados por alguns municípios riograndenses afetados pelas chuvas, enchentes e inundações, que afetaram quase todo o estado, a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro está atuando em alguns municípios gaúchos, auxiliando as defesas civis locais com a implementação de diversas ações.
Os agentes do Rio chegaram ao estado gaúcho na última sexta-feira (10.05), para acompanhar as ações desenvolvidas em alguns municípios riograndenses, em seus gabinetes de crise.
Uma das medidas estratégicas para otimizar a gestão local da crise, foi a instalação do Sistema de Comando de Incidentes (ICS), da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), dos Estados Unidos, no município de Roca Sales, onde foi possível organizar as ações dos envolvidos no desastre.
A reestruturação do sistema de gestão de crises permitiu uma coordenação mais eficaz entre as diversas agências envolvidas, garantindo uma comunicação clara e direta, essencial em situações de emergência.
Com a experiência da SEDEC, testada nos desastres do estado do Rio de Janeiro, a equipe conseguiu estabelecer um eficiente gabinete de crise no município, alinhado com as melhores práticas internacionais em gestão de desastres. Além disso, foram identificadas a definição de prioridades nas atividades de restabelecimento e recuperação do municípios.
As ações implementadas em Roca Sales são um exemplo claro de como a colaboração e o planejamento estratégico podem melhorar significativamente a capacidade de uma comunidade de responder a desastres, minimizando impactos e acelerando o processo de retorno à normalidade para os cidadãos afetados.