Suspeitos do furto de 300 kg de fios de cobre, quatro homens e uma mulher foram presos na manhã desta terça-feira em frente à Praça Paris, na Glória, na Zona Sul. De acordo com a Polícia Militar, além dos cabos recuperados, foram apreendidos ainda o carro usado pelos criminosos e ferramentas: um machado, uma serra-mármore e até um gerador. O caso foi encaminhado para a 12ª DP (Copacabana).
De acordo com a Light, houve uma tentativa de furto durante a manutenção de cabos na região. "Nossas equipes acionaram a polícia que chegou no local fazendo a proteção dos funcionários e recuperando o material furtado", informa a nota da concessionária. O fornecimento de energia não foi afetado.
Os furtos de cabo se estendem por toda a Zona Sul do Rio. Segundo a Cet-Rio, de janeiro a abril de 2023, foram furtados 545 metros de cabo, totalizando um prejuízo de R$ 3.220. No entanto, no mesmo período deste ano, além de 515 metros de cabo, um controlador semafórico — equipamento que faz o sinal de trânsito operar — também foi levado por criminosos, fazendo o prejuízo saltar para R$ 52.908.
Ainda de acordo com a Cet-Rio, o número de ocorrências envolvendo furto de cabos saltou de um ano para o outro. Na Zona Sul, de janeiro a abril de 2023, foram registradas apenas três, enquanto no mesmo período desse ano o número subiu para 20. "Sendo que, na Glória, houve um aumento de 50% no total de ocorrências no período."
A solução encontrada tem sido concretar e soldar caixas por onde passam cabos elétricos, além de instalar controladores de sinais em postes mais altos, que contam com garras, que funcionam como dispositivo antifurto.