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Serviços

Governo do Estado atende mais de 3,2 mil pessoas em mutirão de serviços na Quinta da Boa Vista

Ação possibilitou que milhares de pessoas pudessem acessar, em um só lugar, os mais variados serviços, inclusive ofertas de emprego


Foto: Paulo Fernandes

O governo do Estado do Rio realizou, neste 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, um mutirão de serviços na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, para atender a população fluminense com oportunidades de emprego e acesso à documentação básica. Durante o evento, foram realizados 3.219 atendimentos, inteiramente gratuitos. Entre os serviços disponíveis, destacaram-se o balcão de empregos, oportunidades de cursos de capacitação, emissão de documentos como identidade, habilitação para casamento e carteira de trabalho digital, isenção para certidões, distribuição de livros e palestras de conscientização.

Também foi oferecido atendimento jurídico na área de família, além de serviços de beleza e bem-estar. A iniciativa faz parte do Programa "RJ Para Todos" da Secretaria Estadual de Governo, e contou com a parceria das Secretarias de Trabalho e Renda, do Desenvolvimento Social, de Cultura e Economia Criativa, e da Mulher, além de órgãos, instituições e empresas como a Cedae, Detran, Fundação Leão XIII, Procon, Defensoria Pública, PEP INSS, Firjan, Supervia e Superintendência Regional do Trabalho.


Ações e serviços oferecidos à população

A Secretaria de Trabalho e Renda levou sua Carreta do Trabalhador à Quinta da Boa Vista, onde ofereceu vagas de empregos formais, orientação sobre carteira de trabalho digital e acesso ao seguro-desemprego. Durante toda a manhã, foram atendidas cerca de 320 pessoas nos diferentes serviços, sendo que 150 já deixaram o local com suas cartas de encaminhamento a emprego e agendamento de entrevistas para a efetivação da contratação.

O Detran-RJ esteve presente na ação com cinco pontos de atendimento, oferecendo aos cidadãos a possibilidade de emissão de 1ª e 2ª vias do RG e agendamentos para o mesmo fim. Ao todo, 111 pessoas saíram com encaminhamentos para viabilizar seus novos dados e seguirem as suas vidas com tudo renovado.

A Secretaria da Mulher, em colaboração com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), realizou 200 atendimentos, orientando sobre empreendedorismo, regularização de MEI e CNPJ, fornecendo também informações sobre a rede de proteção à mulher e diversos serviços gratuitos de autocuidado e beleza.

Também foram oferecidos serviços como corte de cabelo, esmaltação de unhas, e confecção de tranças, além de uma mobilização especial com a campanha "NÃO É NÃO! Respeite a decisão", para promover a segurança das mulheres em grandes eventos.

Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos distribuiu 1.000 unidades de café da manhã, por meio do programa Café do Trabalhador, e atendeu 52 mulheres em condição de vulnerabilidade, por meio do programa Empoderadas.

A Cedae Saúde, caixa de assistência dos funcionários da companhia, trouxe um motorhome e uma ambulância, com equipe interdisciplinar formada por nove profissionais, incluindo médico, nutricionista e equipe de enfermagem. No local, 475 pessoas receberam massagem shiatsu, atendimento e apoio à saúde preventiva, com teste de pressão arterial e dosagem de glicose, verificação de sinais vitais e atendimento básico de saúde.

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