Conferência Internacional das Favelas começa hoje no Complexo da Penha

Os encontros integram a agenda do G20 Social, em parceria com a Unesco

Por Conexão no Ar em 29/04/2024 às 10:44:39
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Discutir desafios e propor soluções para questões sociais, econômicas e culturais, enfrentadas nas favelas. Com esse objetivo, acontece nesta segunda-feira (29/04), no Rio de Janeiro, a primeira de uma série de Conferências Internacionais das Favelas-20.

Os encontros integram a agenda do G20 Social, em parceria com a Unesco e são liderados pela CUFA, Central Única das Favelas e as frentes Nacional Antirracista e Parlamentar das Favelas.

A Conferência será realizada na sede da CUFA, no Complexo da Penha, na zona norte da capital.

O fundador da Central Única das Favelas, Celso Atayde, explicou que as reuniões vão se realizar, até setembro, em mais de três mil favelas, abrangendo todos os 27 estados brasileiros e também em 41 países das Américas, Europa, África e Oceania.

Atayde lembrou que as favelas contribuem muito com mão-de-obra para o desenvolvimento do país e que a ideia é trazer ainda mais potência para essas comunidades, permitindo assim uma grande revolução na agenda Global. O documento final será encaminhado aos chefes de Estado que vão participar da Cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com Celso Atayde, durante as conferências internacionais das favelas, a CUFA vai fazer o pré-lançamento do Favela 30, já elaborando o que vai levar para ser discutido na COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que acontece no Pará, em novembro de 2025.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google