Estudo aponta que 27% das ocorrências na Av. Brasil são provocadas por caminhões

Levantamento conclui que caminhões e carretas aumentam o tempo de deslocamento na via em 33%

Por Conexão no Ar em 10/04/2024 às 14:39:09
Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Um estudo realizado pelo Centro de Operações Rio aponta que 27% das ocorrências na Avenida Brasil são provocadas por caminhões, mesmo representando apenas 6% do total de veículos que trafegam pela via. Segundo o relatório, a possibilidade das ocorrências provocadas por este tipo de veículo é seis vezes maior do que as cometidas por carros.

De acordo com os dados levantados pelo COR entre janeiro de 2023 e abril de 2024, no trecho entre Deodoro, na Zona Oeste, e Centro, a maioria das ocorrências com caminhões acontece entre 6 e 8 horas da manhã, no horario de rush.

A principal causa são os enguiços, representando 22% das ocorrências. Além disso, o tempo médio para que um problema envolvendo caminhões seja solucionado é de uma hora e três minutos, enquanto os envolvendo carros é de 44 minutos.

O estudo conclui que caminhões e carretas aumentam o tempo de deslocamento na via em 33%.

Motoristas que utilizam a Avenida Brasil pedem soluções para os congestionamentos na Avenida Brasil, que pioraram desde a inauguração do BRT TransBrasil, que reduziu o número de faixas disponíveis para veículos de passeio.

Nesta terça-feira (9/04), a Comissão de Transportes da Câmara Municipal promoveu uma audiência pública para debater soluções para o trânsito da Avenida Brasil. Durante a sessão, representantes dos caminhoneiros de carga apontaram que restringir o tráfego deste tipo de veículo causaria problemas econômicos, de abastecimento da cidade e de segurança, já que os caminhoneiros que vem de fora do Rio teriam que esperar pelo horário de liberação ou utilizar rotas alternativas, que podem ser mais perigosas.

Nenhum representante da Prefeitura esteve presente na audiência pública.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google