Governo do Estado e CONAB firmam protocolo de intenções para regularizar imóveis, entre eles a Cobal do Humaitá e do Leblon
Entendimento resolve demandas provenientes da década de 1970
O governador Cláudio Castro assinou nesta terça-feira (09/04), um protocolo de intenções para regularização fundiária da Cobal do Humaitá, Cobal do Leblon e outros terrenos da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB. A união de esforços entre o Governo do Estado e a Companhia promoverá o desenvolvimento turístico, cultural, além de fomentar a venda dos produtos da agricultura familiar aos frequentadores desses espaços.
Com o encontro, realizado no Salão Nobre do Palácio Guanabara, o governador definiu a criação de um grupo de trabalho que vai planejar e executar medidas jurídicas e administrativas para resolver as pendências de antigos imóveis estaduais, entre eles os hortomercados. A ação põe fim a demandas da década de 1970 da sociedade civil fluminense e segue a recomendação de órgãos de controle da União e do Estado do Rio de Janeiro, preservando as características históricas, comerciais, arquitetônicas e culturais dos imóveis.
"Nós da CONAB estamos muito felizes. Assinamos aqui um memorando de entendimento para formalizar juridicamente espaços muito importantes para o Rio de Janeiro e para o nosso Brasil. Especialmente os hortos, onde nós pretendemos fazer uma revitalização e investimentos. Os hortos do Rio de Janeiro são espaços tradicionais que se integram à cultura da cidade", afirmou o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), João Edegar Pretto.