Teleférico do Morro da Providência é reinaugurado após mais de 7 anos parado

Expectativa é que mil pessoas sejam atendidas pelo teleférico, que vai funcionar de terça a sábado

Por Conexão no Ar em 07/04/2024 às 17:28:38
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio de Janeiro reinaugurou neste domingo (7/04) o teleférico do Morro da Providência, na região central da capital fluminense. De acordo com o poder municipal, o equipamento volta a operar de maneira gradual após ficar parado por mais de 7 anos.

O anúncio do retorno das operações do teleférico aconteceu em julho de 2022, quando começaram as obras de recuperação.

O prefeito Eduardo Paes destacou que as passagens serão subsidiadas e gratuitas para os moradores.

"As pessoas voltam a ter mobilidade adequada na primeira favela do Brasil", disse Paes, ressaltando a história da comunidade.

A expectativa é que mil pessoas sejam atendidas pelo teleférico, que vai funcionar de terça a sábado. São 3 estações e 16 gôndolas. As viagens devem durar cerca de três minutos para subir da estação Gamboa ou Central até o topo do morro, na estação Américo Brum.

Além de oferecer transporte gratuito para a população, o Teleférico da Providência é um ponto de referência para outros serviços da Prefeitura do Rio. Na estação Gamboa funciona, desde 2014, a Clínica da Família Nélio de Oliveira, oferecendo atendimento à população. Além disso, em março de 2022 foi instalado o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Dodô da Portela, em homenagem à icônica moradora da Providência e uma das maiores porta-bandeiras da Portela.

Comunicar erro
Alerj