Criada há 15 meses, a Secretaria de Drenagem Urbana e Conservação tem realizado um intenso trabalho preventivo e de combate no município de Três Rios.
Neste período foram mais de 600 bueiros desobstruídos, totalizando a retirada de 1,8 tonelada de resíduos despejados de forma incorreta e 400 valas, somando 150 toneladas de resíduos retirados.
O trabalho realizado pela equipe permite o rápido escoamento da água da chuva, facilitando o trânsito dos pedestres e veículos.
O trabalho é feito em toda cidade. A Secretaria de Drenagem Urbana reconstruiu recentemente o mata-burro do bairro Cidade Nova. Utilizando do caminhão de sucção (vacall), o trabalho operacional tem sido realizado com maior objetividade e resultado positivo.
Foram feitas intervenções, ainda, no Cantagalo, Várzea do Otorino, Vila Estrela, Centro, Rua do Contorno, Purys, Caixa D'Água, Boa União, Vila Isabel, Monte Castelo, Ponto Azul, Moura Brasil e Santa Terezinha.
Só no córrego da Vila Isabel foram retirados 200 toneladas de resíduos, o equivalente a mais de 30 caminhões; na Santa Terezinha, foram 160 toneladas, ou seja, um pouco mais de 20 caminhões; na Várzea do Otorino, foram 150 toneladas de resíduos - 20 caminhões e, no processo de desassoreamento da Lagoa do América, no Purys, foram 12 caminhões.
"O trabalho preventivo da Prefeitura de Três Rios nunca deixou de ser feito. A população precisa estar consciente destes números, e, fazer a sua parte. Descartar os resíduos de maneira correta e evitar que os locais de escoamento sejam entulhados com material inapropriado", disse o secretário Anderson Antônio da Silva, o Professor Andinho.