O governador Cláudio Castro determinou, neste sábado (23/03), que as equipes do Governo do Estado reforcem as ações nos municípios que apresentaram nesta madrugada os maiores acumulados pluviométricos das últimas 24 horas e foram mais impactadas pelas chuvas, como Magé, Guapimirim, Macaé, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna e Campos dos Goytacazes. Em entrevista coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), ele destacou o investimento do estado em tecnologia, fundamental para salvar e preservar a vida humana.
Castro fez um balanço das ações do governo estadual e apontou estratégias para as chuvas ainda previstas durante o fim de semana. As regiões Serrana e Norte registraram os maiores acumulados pluviométricos das últimas 24 horas. Na cidade de Petrópolis, o índice ficou acima de 300mm e permanece em risco hidrológico muito alto. Já Teresópolis, Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes e Magé computaram 200mm, mas todos os municípios estão sendo monitorados.
"Precisamos ficar em estado de alerta em todos os municípios fluminenses. Ainda temos previsão de fortes chuvas e queremos iniciar o trabalho de limpeza das regiões afetadas antes mesmo das águas baixarem. Para isso, estamos fazendo com um monitoramento local e regional, e mantendo contato permanente com todos os prefeitos", afirmou Cláudio Castro, acrescentando que os alertas e outras ações preventivas estão sendo importantíssimos para que o estado chegue aos locais antes do acontecimento de tragédias, auxiliando as prefeituras.
O Corpo de Bombeiros realizou mais de 90 resgates com vidas, desde a noite de quinta-feira (21/03), e foram acionados para cerca de 109 ocorrências em todo o Estado do Rio. Ao todo, foram contabilizadas sete mortes no estado, sendo quatro em Petrópolis, uma em Teresópolis, uma em Arraial do Cabo e uma em Duque de Caxias.
O governador lamentou os sete óbitos ocorridos, afirmou que o estado trabalha para evitar que outras pessoas percam suas vidas e destacou o investimento feito em tecnologia para salvar e preservar a vida humana. Castro parabenizou o trabalho do Corpo de Bombeiros, pelo resgate da menina Ayla. e elogiou o empenho de todas as estruturas do estado que estão mobilizadas para minimizar os transtornos causados à população fluminense pelas fortes chuvas.
O Comitê de Chuvas RJ enviou mais de 3 mil mantimentos, entre kits de higiene, colchões e alimentos para áreas atingidas.
Maquinários para desobstrução de vias e rios
Equipes do Comitê de Chuvas estão nos municípios atingidos pelas chuvas desde as primeiras horas de sexta-feira (22/03), com maquinários para a limpeza e desobstrução de rodovias, ruas e rios. São mais de 730 equipamentos, entre retroescavadeiras, escavadeiras e caminhões, além de 19 embarcações. O objetivo, segundo o governador, é garantir a segurança da população.
Além disso, o Comitê também trabalha e monitora as rodovias de todo o estado. As equipes liberaram, pela manhã, a RJ-107, estrada da Serra Velha, em Petrópolis. No momento, a RJ- 122 está interditada nos dois sentidos, na altura de Parada Modelo, em Guapimirim.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) disponibilizou 13 bombas para funcionamento emergencial no Canal do Outeiro, em Belford Roxo, e mais seis no Canal do Pilar, em Duque de Caxias. Além disso, o programa Limpa Rio realiza a desobstrução de canais das cidades atingidas.