Pesquisadores da Fiocruz alertam para incidĂȘncia da doença em pacientes com menos de 14 anos. Até o dia 9 de março, foram notificados quase 240 mil casos de dengue entre a população infanto-juvenil; 52 desses pacientes morreram e grande parte das vĂtimas tem menos de 5 anos.
Entre as crianças, a Fiocruz concluiu que a letalidade por dengue é maior entre as menores de 5 anos. A letalidade entre crianças pequenas é cinco vezes maior do que entre as que tĂȘm de 10 a 14 anos.
"A doença se manifesta de forma mais grave especialmente entre bebes com menos de 5 anos de idade devido a não formação completa do sistema imunológico dessas crianças. Mas o Ministério da SaĂșde ele acerta em vacinar inicialmente essa faixa de 10 a 14 anos, o maior nĂșmero de casos de dengue se encontra nessa faixa etĂĄria", explica Cristiano Boccoloni, coordenador do Observa Infância.
Dengue em crianças: atenção redobrada. Os médicos alertam que, em alguns pacientes, o inĂcio da doença pode ser silencioso e passar despercebido. Além disso, crianças costumam ter quadro de febre e viroses com muita frequĂȘncia, o que pode confundir os pais e até profissionais da saĂșde na hora do diagnóstico.