Conheça a trajetória da Banda Um Amô formado por mulheres pretas

O quarteto também tem como objetivo inspirar e empoderar outras mulheres

Por Conexão no Ar em 09/03/2024 às 07:09:02
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A banda Um Amô, formada por quatro mulheres pretas, ritmistas e multi-instrumentistas do mundo do samba, tem como proposta atingir cada vez mais o coração do público através da percussão, entregando em seus shows altas doses de alegria, com muita interatividade e energia.

O quarteto também tem como objetivo inspirar e empoderar outras mulheres através do amor que elas sentem pelo ritmo, quebrando paradigmas, resistindo de diversas formas e reafirmando que lugar de mulher é, sim, onde ela quiser. Essa forma contagiante de fazer música foi denominada por elas de Pop Samba, lançando assim um novo subgênero musical ao utilizar instrumentos característicos de escolas de samba - surdos, caixa, tamborim, cavaquinho e violão - que transcendem o carnaval e se provam versáteis em releituras de clássicos da Música Popular Brasileira, além de músicas autorais.

"Queremos ir além do samba enredo, levando nossos instrumentos, que são a nossa raiz verdadeira para outros gêneros, mostrando a nossa versatilidade. Além disso, é fundamental mostrar a potência da mulher preta, a representatividade. Muitos não sabem, mas no passado mulheres eram proibidas de tocar em bateria, com isso quebramos dois paradigmas e isso é especial demais para nós", completa Thalita Santos, integrante da banda.

Ritmo Por Elas

Criada pela Banda, a oficina de percussão voltada só para mulheres já passou por vários estados brasileiros. Uma troca de experiências enriquecedora que levou todos os ritmos do Carnaval.

Depois de passar pelo sul e pelo sudeste do Brasil, em maio de 2024, o projeto embarcará, para Portugal, no tradicional festival Samba Com Vida em uma parceria inédita. Durante o evento, que acontece anualmente em Esterreja, Portugal, a banda realizará o Workshop Ritmo Por Elas. Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar uma experiência única e inclusiva para as mulheres interessadas em explorar seu talento na percussão. Vale ressaltar que esta será a segunda vez que o projeto Ritmo Por Elas será realizado na Europa, aprimorando ainda mais a disseminação do ritmo envolvente e empoderado.

Agenda

16/03 evento particular em SP

22/03 Clube Central - Icaraí

24/03 Quilombo do Grotão

Comunicar erro
Alerj