Policiais civis da 17ª DP (São Cristóvão) prenderam um homem que clonava carros roubados para a milícia de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho. Com o suspeito, identificado como Afonso Marcos Oliveira Barbosa da Silva, foram encontrados três veículos em Paciência, Zona Oeste do Rio. Segundo a polícia, ele confessou que fazia o serviço ao receber encomendas do grupo.
O homem foi encontrado após cruzamento de dados do Setor de Inteligência e Busca Eletrônica a partir da suspeita de que ele realizava a clonagem de diversos veículos. No endereço, um condomínio na Estrada Santa Efigênia, foram encontrados três carros.
As equipes coordenadas pela Delegada Titular da 17ª DP, Márcia Beck, constataram que o Honda Civic, da cor branca, era roubado, crime ocorrido na área da 28ª DP (Campinho). Em sede policial, após perícia, foi provado que os carros Renegade, de cor azul, e o Fastback, cinza, também encontrados no endereço do suspeito, foram roubados na área da 29ª DP (Madureira).
No imóvel, Afonso estava com as chaves dos carros. Em sua casa, havia o material necessário para o crime de clonagem, como ele contou.
O suspeito confessou, segundo a polícia, que recebia diversas encomendas de milicianos do grupo chefiado por Zinho. Os veículos roubados passavam pela clonagem para que fossem vendidos.
Zinho está preso desde dezembro do ano passado, ao se entregar para a Polícia Federal. Ele era o miliciano mais procurado do estado do Rio. Nos processo, ele responde, entre outras acusações, por ordenar o uso de carros clonados para localizar e executar rivais.