As vendas de Natal, esse ano, devem movimentar R$ 5,18 bilhões no varejo fluminense. De acordo com a CNC, o destaque de 2023 deve ser o ramo de hiper e supermercados, seguido pelos setores de itens de vestuário, calçados e acessórios, e artigos de uso pessoal e doméstico.
Pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio) aponta que a expectativa dos comerciantes é de uma alta de 6% nas vendas para a data. Uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) indica que a expectativa do comércio do Rio de Janeiro é de que os consumidores fluminenses tenham um gasto médio de R$ 356 com presentes.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, observa os efeitos positivos do melhor desempenho do varejo no Natal, principal data comemorativa para o comércio, que é responsável por cerca de um terço do faturamento do setor.
– O aumento do potencial de consumo permite a consolidação de um círculo virtuoso, que vai da produção ao consumo, passando pela geração de emprego e renda para a população fluminense – explica Farah.