Novo radar meteorológico começa a operar no Rio

A tecnologia é capaz de prever a chegada de temporais com três horas de antecedência

Por Conexão no Ar em 02/03/2024 às 17:28:37
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O novo radar meteorológico do Rio começou a funcionar na última sexta-feira e forneceu as primeiras imagens das condições climáticas da cidade para o videowall do Centro de Operações. Pelo aplicativo COR.Rio, os usuários podem acompanhar em tempo real a formação de chuvas a até 150 quilômetros de distância, detectada pelo novo equipamento. O novo radar, que custou R$ 6,8 milhões à prefeitura, fica na Serra do Mendanha, na Zona Oeste.

A tecnologia é capaz de prever a chegada de temporais com três horas de antecedência, e permite identificar se a chuva será de granizo. Isso não era possível com o primeiro radar, o modelo implantado na cidade há 14 anos no Morro do Sumaré, que não captava a formação de blocos de gelo.

— Outra vantagem do novo radar é que o local escolhido permite que monitoremos a cidade inteira. Nosso primeiro equipamento não cobria alguns pontos da Zona Oeste, que pelas características do relevo eram zonas de sombra — explicou o chefe executivo do Centro de Operações Rio (COR), Marcus Belchior.

O equipamento do Sumaré vai permanecer ativo para que os meteorologistas do COR tenham mais recursos para analisar o risco de temporais. Essas imagens, no entanto, só estarão disponíveis para os técnicos. A partir de hoje, usuários externos do sistema Alerta Rio vão ter acesso às imagens do novo equipamento.

As imagens do novo radar serão monitoradas em tempo real pelo COR.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google