Secretaria de Estado de Saúde envia medicamentos e insumos para municípios afetados pelas chuvas

Monitoramento feito pela SES-RJ indica que mais de 600 mil pessoas foram atingidas por desastres naturais em 2024

Por Conexão no Ar em 26/02/2024 às 07:32:24
Foto: Divulgação SESRJ/Maurício Bazílio

Foto: Divulgação SESRJ/Maurício Bazílio

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) libera, nesta segunda-feira (26.02), kits de calamidade pública para o município de Paracambi, na Baixada Fluminense. Além do aporte com diversos medicamentos e insumos, a cidade receberá 2 mil frascos de hipoclorito de sódio.

Na última quarta-feira (21.02), o município foi atingido por um forte temporal - 134 mm de água em 4 horas -, que deixou mais de 200 pessoas desalojadas. Um monitoramento feito pela SES-RJ, disponível no painel Monitora, indica que mais de 620 mil pessoas já foram atingidas por desastres naturais apenas neste ano em todo estado do Rio.

Além dos medicamentos e insumos disponibilizados pela SES RJ foram solicitados pela SES-RJ ao Ministério da Saúde kits Calamidade, atendendo parâmetros estabelecidos pelo Governo Federal. Em cada um deles, milhares de comprimidos e frascos de medicamentos - como antibióticos, analgésicos e antialérgicos - e insumos, como luvas, cateteres, máscaras, seringas, agulhas, ataduras e soro, são enviados. As retiradas são feitas pelos municípios na Coordenação Geral de Armazenagem da SES-RJ, em Niterói.

"Desde os primeiros eventos, a SES-RJ tem estado em contato direto com os municípios afetados, dando apoio técnico às vigilâncias de desastres e avaliando as perdas em unidades de saúde. Até o momento, a cidade mais afetada nesse sentido foi Paracambi", afirma a secretária de Estado de Saúde do Rio, Claudia Mello.

De acordo com a secretaria, nove unidades de saúde de Paracambi foram atingidas pelos temporais. Outras oito unidades habitacionais e duas instituições públicas de ensino também foram danificadas na cidade.

Outros municípios que solicitaram hipoclorito de sódio para a secretaria também serão contemplados com o insumo.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google