Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (23/02 o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), no Rio. A operação começa neste sábado (24/02).
Estiveram presentes ao evento, o presidente Lula; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; e o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, entre outras autoridades.
Erguido nas imediações da Rodoviária Novo Rio, na Zona Portuária, o TIG vai integrar diferentes modais de transporte: o BRT Transbrasil (que também começa a operar neste sábado), 14 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 4 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A estimativa é que mais de 150 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias.
Para o projeto entrar em funcionamento, ocorrerão várias alterações, como o remanejamento de algumas linhas de ônibus, o fim de alguns pontos e o funcionamento de um serviço de transporte entre o TIG e o Galeão.
Na fase inicial das mudanças, o VLT vai atuar com a linha 1, já existente, mas que agora deixa de ir até Praia Formosa e passa a fazer o traçado Santos Dumont x TIG. A linha 4, que fará o traçado Praça XV x Terminal Gentileza) tem o trajeto parecido com a já existente linha 2.
A partir do dia 16 de março, a Avenida Brasil terá restrições a caminhões. Os veículos não poderão circular nas duas pistas centrais entre 4h e 22h. O objetivo é melhorar o tráfego na via, segundo a prefeitura.
O início da operação do corredor BRT Transbrasil ocorrerá em fases:
A Fase 1 terá os ônibus articulados circulando no trecho entre a Penha e o Terminal Gentileza no horário das 12h às 14h, com intervalos de 10 minutos e tempo de percurso de 20 minutos. O preço da passagem será R$ 4,30, o mesmo cobrado em todos os ônibus.
Os ônibus saem da Penha, fazem paradas nas estações Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, antes de entrarem na Transbrasil e seguirem direto, sem paradas, até o Terminal Gentileza.
Junto com a Fase 1, entrará em funcionamento um serviço executivo para o Galeão das 6h à meia-noite, com intervalos de 20 minutos. O tempo de viagem é estimado em 16 minutos.
Os ônibus terão bagageiros e uma sala de espera à disposição dos passageiros no Terminal Gentileza. O valor da passagem será de R$ 15 e pode ser paga com Jaé ou Riocard.
O BRT Transbrasil terá ao todo 20 estações.