Nova lei do CPF entra em vigor

Cadastro de Pessoa Física passa a ser a forma de identificação obrigatória para a prestação de serviço público

Por Conexão no Ar em 21/02/2024 às 10:57:30
Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Sancionada pelo presidente Lula em janeiro do ano passado, a Lei do novo CPF entrou em vigor neste ano e traz mudanças. A partir de agora, o documento passa a ser o único número do registro geral (RG) no Brasil. Isso significa que o CPF torna-se o "número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos".

Com a mudança, os novos documentos emitidos ou reemitidos por órgãos públicos ou por conselhos profissionais terão como número de identificação o mesmo da inscrição no CPF. Isso significa que os novos RGs, por exemplo, terão numeração idêntica à do Cadastro de Pessoa Física. O mesmo vale para uma carteira profissional, como a da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O prazo para que os órgãos públicos façam mudanças nos bancos de dados, para que seus sistemas se comuniquem a partir do CPF, se encerra no fim deste ano.

Como tirar o CPF?

O CPF é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal do Brasil, que armazena informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente. Podem ter o documento qualquer cidadão brasileiro ou cidadão estrangeiro, residente no país ou em trânsito.

Para solicitar o CPF, o interessado deve preencher e enviar um formulário eletrônico disponível no site da Receita.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google