A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do programa Empoderadas, e o MetrôRio, promovem hoje, mais uma ação no sistema metroviário para orientar mulheres no período de carnaval. A iniciativa será realizada das 8h às 12h e seguirá no período das 14h30 às 17h30, nos vagões femininos e plataformas, no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Carioca/Centro.
A ação faz parte da campanha de combate ao assédio do Governo do Estado e tem como objetivo a prevenção e enfrentamento à violência em locais de alta circulação, como nos transportes e nos blocos carnavalescos. As equipes do programa Empoderadas informam sobre o projeto e telefones para denúncia, assim como orientam sobre a violência contra mulheres.
Durante a ativação, clientes do metrô podem ainda tirar dúvidas sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou de abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual.
Além da ronda, há aulas práticas no mezanino da estação Carioca/Centro para ensinar técnicas que ajudam a identificar os sinais que antecedem as agressões, técnicas de fuga e de autodefesa e orientações de como agir em casos de assédio e violência física.