Light fará corte programado de luz na Ilha do Governador

Nas duas últimas semanas, a região tem enfrentado problemas com a falta de luz

Por Conexão no Ar em 03/02/2024 às 20:55:25
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O fornecimento de energia na Ilha do Governador, neste domingo (4), será suspenso entre 6h e 12h para obras da Light. A parada programada e as intervenções fazem parte do plano de recuperação e renovação do sistema que abastece a Ilha do Governador e Paquetá. Serviços essenciais, como unidades de saúde e segurança, e pacientes dependentes de equipamentos vitais, cadastrados na rede da empresa, serão mantidos pelos cerca de 70 geradores instalados na região. Nas duas últimas semanas, a região tem enfrentado problemas com a falta de luz.

A concessionária iniciou, em agosto de 2023, ações de modernização e fortalecimento da rede de abastecimento de energia para a região. Trata-se da restauração das linhas de transmissão existentes, bem como a instalação de novas linhas de distribuição e transmissão, mais modernas. Quando o plano de recuperação e renovação estiver concluído, no final de 2025, Ilha do Governador e Paquetá serão atendidas por um sistema mais robusto.

As intervenções acontecem em duas frentes. A primeira, que será concluída ainda em fevereiro, é a construção de uma rede de distribuição auxiliar de média tensão para fortalecer o sistema de fornecimento de energia da região, enquanto as obras de modernização da rede evoluem. São três novos circuitos de distribuição com 50 quilômetros de novos cabos e mais de 100 postes, saindo da Ilha do Fundão até três subestações da Light.

A partir delas, a energia será distribuída para Ilha do Governador e Paquetá. No total, 95 geradores complementam o sistema enquanto as obras avançam no bairro.

A outra frente é a de renovação da rede de transmissão de energia (alta tensão) subterrânea, que sai do Fundão e vai até a Ilha do Governador. A Light está construindo novas linhas de alta tensão e recuperando outras, já existentes.

Quando o plano de renovação total da rede estiver concluído, no final de 2025, a linha auxiliar será mantida e utilizada para contingências. Esse sistema seguirá atuando de forma coordenada com a infraestrutura já existente.

Multa por má prestação

A Justiça do Rio determinou que a Light tome todas as medidas necessárias para normalizar o fornecimento de energia elétrica, no prazo de até 24 horas, na Ilha do Governador. A decisão proferida pelo juiz da 2ª Vara Empresarial da Comarca da Capital, Marcelo Mondego de Carvalho Lima, fruto de Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública do estado do Rio determina que a empresa regularize o fornecimento de energia com a instalação de geradores suficientes para a carga de consumo da região ou outras medidas adequadas e efetivas, para evitar novas interrupções na região. A decisão prevê ainda que em caso de descumprimento a empresa seja multada em R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por dia.


Ressarcimento

Moradores e comerciantes que tiverem danos nos aparelhos elétricos/eletrônicos podem acionar a concessionária por meio da agência virtual. O pedido deve ser realizado pelo titular da conta, que também precisa apresentar a nota fiscal do aparelho danificado ou orçamento de empresa autorizada.

Após a solicitação, a empresa analisa as informações apresentadas, verifica o histórico de ocorrências em seu sistema, e envia uma resposta ao consumidor.

Canais de atendimento
- WhatsApp com auxílio da Lia, assistente virtual da companhia: (21) 99981-6059

- Call Center: 0800-021-0196
Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google