Prefeito de Búzios é afastado do cargo

Presidente da câmara Rafael Aguiar assumirá o controle nos próximos dias

Por Conexão no Ar em 01/02/2024 às 21:27:01
Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, enfrenta um revés após ter seu recurso especial negado, o que resulta em sua saída do cargo e a possibilidade de ficar inelegível para as próximas eleições. Com apenas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como última instância de recurso, a sua situação política na cidade está em xeque. Alexandre Martins poderá recorrer ao TSE, mas ficará fora do cargo.

O presidente da câmara, Rafael Aguiar, surge como substituto de acordo com o regimento interno, assumindo o cargo e, possivelmente, convocando eleições suplementares (ou seja, duas eleições neste ano). Contudo, Rafael enfrentará problemas, pois denúncias relacionadas à sua gestão na presidência da câmara durante os dois biênios deverão vir à tona neste ano eleitoral.

A cassação do mandato de Alexandre Martins e do vice-prefeito, Miguel Pereira de Souza, foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) em setembro de 2022, alegando abuso do poder económico nas eleições de 2020.

A decisão inicial determinava a realização de novas eleições no município, enquanto Alexandre Martins ficou inelegível por oito anos. A Corte, no entanto, afastou a inelegibilidade de Miguel Pereira. O último recurso foi negado recentemente, consolidando a decisão que apontou que o prefeito se beneficiou de uma suposta compra de votos realizada no dia das eleições em 2020,

Comunicar erro
Alerj