Carnaval da solidariedade do Hemorio recebe escolas de samba para doação de sangue

A ação é uma forma de garantir o abastecimento do estoque num período crítico para a unidade

Por Conexão no Ar em 31/01/2024 às 09:36:10
Foto: Maurício Bazílio/SESRJ

Foto: Maurício Bazílio/SESRJ

Começou o Carnaval da solidariedade do Hemorio. Nesta quarta-feira e dias 02/02 e 05/02, sempre a partir das 9h, componentes das escolas de samba Mangueira, Beija-Flor e Imperatriz Leopoldinense vão ditar o ritmo na unidade e ajudar a salvar mais vidas pela campanha "Samba no Pé, Saúde na Cabeça", organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).

Nesta quarta-feira (31/01), o seu salão para dar passagem à Estação Primeira de Mangueira. A verde e rosa é a primeira agremiação do Grupo Especial a participar da campanha "Samba no Pé, Saúde na Cabeça", organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), que visa salvar mais vidas com estímulo à doação de sangue. Nas férias e nas festividades tradicionalmente há queda no número de doações.

Passistas e ritmistas da escola riscaram o salão do Hemorio e aceleraram o ritmo para incentivar voluntários a manter o estoque da unidade em níveis normais. Para isso, o Hemorio precisa de 250 bolsas por dia para manter os níveis regulares. Nos dias 2 e 5 de fevereiro irão se apresentar, às 10h, respectivamente, Beija-Flor e Imperatriz Leopoldinense, dando seguimento à campanha.

Para o coordenador Médico do Salão do Doador, Vicente Jannuzzi, a campanha foi idealizada para sensibilizar a população a manter os estoques da unidade regulares, principalmente no período do Carnaval.

"Historicamente, o volume de doação cai devido às festividades. A parceria com as escolas ajuda a repor a quantidade de sangue que enviamos aos hospitais. Outro fator importante na doação é ampliar a quantidade de plaquetas que podem ser usadas em pacientes acometidos pela dengue", explicou Vicente Jannuzzi.

Capitaneado pelo mestre Taranta Neto, que está há dois anos à frente da bateria da Mangueira, 10 componentes, entre eles passistas, fizeram o Salão do Doador do Hemorio pulsar em prol de mais doações. Surdo, caixa, repique e tamborim deram o ritmo à campanha "Samba no Pé, Saúde na Cabeça".


"A doação é de suma importância para salvar vidas. O samba é um instrumento grandioso de integração com a sociedade. Hoje, a Mangueira vem ao Hemorio para dar a sua colaboração nesta destacada campanha de incentivo à doação. Hemorio, Carnaval e saúde é uma mistura que dá liga. Neste carnaval, vamos homenagear a Alcione, com o enredo "A Negra Voz do Amanhã", e se Deus quiser seremos campeões", destacou a mestre de bateria.


A distância de cerca de 70 km não impediu que Josilma Reis, de 40 anos, moradora de Seropédica, enfrentasse duas horas e meia de engarrafamento para fazer a sua primeira doação, além de convidar mais 23 pessoas a fazerem o mesmo. E ainda acabou se divertindo ao som da escola de samba.

"Queria ajudar um amigo de infância que vai fazer um procedimento cirúrgico e aproveitei para estimular outras pessoas. Abri um grupo de aplicativo e mais de 20 pessoas confirmaram presença. A doação foi rápida, não doeu e voltarei novamente para repetir o ato que ajuda a salvar vidas", destacou a vendedora de lanches da Baixada Fluminense.

Serviço: "Samba no Pé, Saúde na Cabeça"
Local: Hemorio
Endereço: R. Frei Caneca, 8 - Centro, Rio de Janeiro
Programação:

31/01 - 09h - Mangueira
02/02 - 09h - Beija-Flor
05/02 - 09h - Imperatriz Leopoldinense

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google