Um ataque hacker invadiu o sistema de tecnologia do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, no último sábado (27). Segundo a instituição, os programas de segurança foram ativados, mas os serviços de tecnologia precisaram ser interrompidos para evitar danos.
O setor de radioterapia precisou ser suspenso temporariamente e só será retomado quando houver segurança necessária para o religamento do sistema, de acordo com a assessoria de imprensa do instituto. As marcações de consultas também foram interrompidas.
No entanto, de acordo com o Inca, as consultas agendadas estão ocorrendo normalmente, por meio de anotações manuais sobre a evolução do paciente e receitas feitas à mão. As internações, cirurgias, sessões de quimioterapia e o funcionamento do centro de tratamento intensivo (CTI) também continuam normais.
Leia na íntegra a nota do Inca
O Instituto Nacional de Câncer informa que seu sistema de tecnologia foi invadido no último sábado (27).Os programas de segurança interna do sistema foram ativados imediatamente. Diante do cenário, para assegurar a proteção dos dados internos, foi feita a interrupção dos serviços de tecnologia evitando danos colaterais.
Neste momento, toda a equipe de Tecnologia está concentrada em resolver o problema, trabalhando no processo de recuperação do ambiente e revisando todos os pontos possíveis para que o Instituto volte à sua normalidade.
Cabe ressaltar que todas as consultas agendadas foram realizadas normalmente, porém com anotações manuais da evolução do paciente, e receitas também à mão. Somente as marcações de consultas subsequentes não estão sendo realizadas. As internações, cirurgias, quimioterapias e o funcionamento do CTI continuam normais.
O maior impacto foi com o setor de radioterapia, o único que precisou ser suspenso temporariamente. As quatro unidades do INCA continuam funcionando normalmente, e os agendamentos dos próximos dias estão mantidos.
O INCA reafirma o compromisso com a saúde e bem-estar dos pacientes, suas famílias e colaboradores. Estamos acompanhando de perto os desenvolvimentos do trabalho da equipe de TI para assegurar que o serviço ao público não seja prejudicado, e as marcações possam ser retomadas.