Sorteio da Copa do Brasil 2024

Sorteio foi realizado nesta terça-feira na sede da CBF

Por Conexão no Ar em 30/01/2024 às 09:03:21
Foto:Thais Magalhães/CBF

Foto:Thais Magalhães/CBF

O desenho da Copa do Brasil 2023 começou a ser formado na tarde desta terça-feira, com o sorteio na sede da CBF que definiu os confrontos da primeira fase. Os jogos estão previstos para ocorrer nas semanas de 21 e 28 de fevereiro. As datas exatas ainda serão confirmadas pela confederação.

Ao todo são 20 chaves com quatro times. Os dois vencedores de cada chave irão se enfrentar na segunda fase.

As duas primeiras fases da Copa do Brasil são disputadas em jogos únicos. Na primeira, os times de piores posições no ranking de clubes da CBF de 2024, divulgado após o final do Campeonato Brasileiro do ano passado, jogarão em casa, enquanto os times mais bem colocados avançam com um empate.

Na segunda fase, em caso de igualdade no placar, a definição dos classificados será nos pênaltis. O mando de campo já será indicado no sorteio desta terça-feira.

Os 80 clubes que começarão a Copa do Brasil na primeira fase foram distribuídos em oito potes, com dez equipes em cada, tendo como critério de separação o ranking de clubes da CBF de 2024.

Os 40 mais bem colocados ocuparão os potes A, B, C e D do sorteio (e jogarão pelo empate) enfrentarão, respectivamente, os times distribuídos nos potes E, F, G e H (terão o mando de campo).

Da mesma forma também serão sorteados os chaveamentos visando os duelos da segunda fase, uma vez que já será pré determinado se o vencedor de um confronto na primeira fase jogará em casa ou fora na etapa seguinte.

Além dos 80 clubes que iniciam da primeira fase, a Copa do Brasil conta com mais 12 times que só entram na competição a partir da terceira fase.

São eles: Palmeiras, São Paulo, Red Bull Bragantino, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Atlético-MG, que disputarão a Libertadores, Athletico-PR, classificado via Brasileiro do ano passado, Goiás, campeão da Copa Verde, Ceará, campeão da Copa do Nordeste e Vitória, campeão da Série B.

Essa edição da Copa do Brasil será a primeira desde que a CBF aboliu as classificações para a competição via ranking e destinou as 80 vagas para as 27 federações distribuírem nas suas competições estaduais. O que ocasionou algumas ausências importantes.A maior delas é a do Santos, eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista do ano passado e rebaixado para a Série B, o Peixe deixa de disputar a Copa do Brasil após 12 anos.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google