A Cedae apresentou nesta quinta-feira (25/1) a Unidade de Água Potável (UAP), com capacidade para mil litros, o suficiente para encher 5 mil copos de 200 ml. A Bica da Cedae, como foi batizada, tem dimensões reduzidas para poder circular por espaços restritos e tecnologia capaz de manter a água gelada por 12 horas, sem usar motores nem eletricidade. O abastecimento será feito com água da Estação de Tratamento do Guandu. O monitoramento será feito por um laboratório móvel de controle de qualidade que assegura sua potabilidade.
A estreia oficial da Bica será neste fim de semana, durante o evento CasaBloco, que acontece no Museu de Arte Moderna (MAM).
A Bica da Cedae é mais uma inovação deste carnaval, em que pela primeira vez, a Companhia está levando água gratuitamente aos megablocos do Rio de Janeiro. A ação começou no último fim de semana com os blocos Carrossel de Emoções e Chá de Alice.
No próximo fim de semana, os postos de hidratação e os aguadeiros (colaboradores que distribuem água) vão matar a sede dos foliões dos blocos da Golden com Léo Santana, no sábado (27/1), e Bloco da Lexa, no domingo (28/1), com pontos de hidratação no Palácio Tiradentes e na Praça do Expedicionário, no Centro do Rio. A estrutura da Companhia contará com dois caminhões-pipa, laboratório móvel, 80 bombonas de água e 35 aguadeiros por dia.