Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Pacto pela Juventude

Prefeitura do Rio e gravadora especializada em rap fazem parceria para formar 120 jovens de comunidades em produção audiovisual e economia criativa

Serão promovidas oficinas com o objetivo de criar mão de obra para o setor cultural


Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes, o secretário da Juventude Carioca (JUV-Rio), Salvino Oliveira, e representantes da gravadora Mainstreet, especializada em rap, selaram, nesta terça-feira (23/01), uma parceria para que 120 jovens de oito comunidades do Pacto pela Juventude façam oficinas voltadas para a produção audiovisual e cultural. Os jovens bolsistas do projeto, que já recebem R$ 400 por mês no programa de formação de lideranças locais, terão aulas de economia criativa, mobilização cultural e produção audiovisual, entre outros temas, com o objetivo de criar mão de obra para o setor cultural carioca.

- Estamos aqui abrindo oportunidades e qualificando esses jovens para o mercado de trabalho. Fico feliz com essa parceria, dá para conquistar tudo, sempre com esforço e disciplina. Cometemos erros no caminho, mas é preciso ter resiliência e capacidade para se levantar e seguir em frente. É isso que esperamos da juventude talentosa da nossa cidade - afirmou o prefeito Eduardo Paes.

No Pacto pela Juventude, cada bolsista pode escolher uma das trilhas de formação: Cultura, Esporte e Sustentabilidade. Os jovens que farão as oficinas com a Mainstreet escolheram Cultura e terão aulas, previstas para serem iniciadas logo após o Carnaval, em diferentes espaços parceiros do projeto, como escolas, igrejas e organizações não-governamentais.

Os participantes também serão divididos em dois grupos: o primeiro fará as oficinas "Produzindo a Cena: economia criativa e o Mainstreet Festival" e "Produzindo a Cena: mobilização cultural e a Batalha do Tanque". Já o segundo participará das oficinas "Produção Audiovisual: técnicas, ferramentas e estratégias" e "Mídias Sociais e Digitais, estratégias de veiculação". Ao final do programa, haverá uma edição da "Batalha do Tanque", em parceria com a Secretaria Especial da Juventude Carioca, que acontecerá em espaço ou equipamento público. A produção do evento absorverá 10% dos jovens formados. A "Batalha do Tanque" é um movimento do rap em que dois MCs duelam com improvisação.

Ações do Pacto pela Juventude já impactaram mais de 24 mil pessoas

O Pacto pela Juventude é fruto de um acordo de cooperação da JUV-Rio com a Unesco. O objetivo é formar jovens lideranças locais, habilitadas para garantir a cidadania por meio da promoção do acesso à Cultura, Esporte e Sustentabilidade. Mais de 700 jovens já se formaram no Pacto, que soma 500 ações de multiplicação territorial que impactaram mais de 24 mil pessoas.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!