Equipes do programa Limpa Rio do Instituto Estadual do Ambiente – Inea, trabalham simultaneamente em seis pontos estratégicos de Petrópolis para o desassoreamento dos principais rios que cortam os bairros do Centro e dos distritos. A limpeza, intensificada no período de estiagem, prepara a cidade para o período de chuvas, e é uma determinação do secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, conforme as orientações do governador Cláudio Castro. No Rio Palatino – que recebe todo volume de águas do Alto da Serra e Morin – o trabalho já chega a altura da Rua Souza Franco (Rua da Feira), no Centro. A limpeza começou no bairro Morin.
"Fortalecer ações de prevenção em todo estado, é uma determinação do governador Cláudio Castro. Hoje trabalhamos para a construção de uma cultura de cidades resilientes e mais preparadas para enfrentar eventos climáticos severos, que são uma realidade. O programa Limpa Rio tem um papel importante, pois a limpeza dos rios, durante a estiagem, melhora o escoamento de águas para os períodos de chuva forte", explica o secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Nos distritos, homens e máquinas do Programa Limpa Rio fazem a remoção de detritos do Rio Itamarati, em Cascatinha; no Rio Piabanha o serviço está em andamento, na altura do Prado, em Correas e no trecho dos Frias, em Nogueira; no Rio Araras, a limpeza está sendo realizada na altura de Bonsucesso. As equipes trabalham ainda no córrego do bairro Tremedeira, na Estrada Mata Cavalo.
Desde o início deste ano o serviço de desassoreamento de rios, córregos e lagos do Inea foi realizado em pelo menos 11 diferentes localidades da cidade, com a retirada de mais de 80 mil metros cúbicos de detritos, o que corresponde a mais de 6.742 caminhões.
Desde o ano passado, pelo menos 15 frentes de trabalho atuaram na limpeza e desassoreamento de córregos, rios e lagos em toda cidade.