A prefeitura de Petrópolis anunciou melhorias para o Trono de Fátima, um dos pontos turísticos mais visitados e importante para os católicos. Novas instalações elétricas e hidráulicas, revestimentos nas paredes, pisos e tetos, luminárias e pinturas estão previstas no edital de licitação. O valor é de aproximadamente R$ 398 mil.
A previsão é que a reforma seja concluída em 180 dias, após o início. A conferência para escolher a empresa responsável pela obra será realizada no dia 17 de janeiro. A última reforma no espaço ocorreu em 2012.
Espaço privado
O espaço é mantido pela Congregação Mariana, ligada à igreja Católica. Segundo a Constituição, os municípios não podem destinar recursos para reformas de igrejas ou santuários, a não ser que seja assistencial beneficente e de interesse público. O Trono de Fátima é um ponto turístico, de acesso gratuito na cidade, que faz parte do Circuito Religioso, o que justifica a licitação para reforma por parte do governo municipal.
Sobre o Trono de Fátima
O Trono possui uma das vistas mais privilegiadas da cidade e foi construído em 1947, pelo mesmo autor do projeto do Cristo Redentor - o engenheiro Heitor da Silva Costa. Com 14 metros de altura, a obra impressiona pelos detalhes tanto quanto por sua grandiosidade.
Constam nela a imagem de Nossa Senhora de Fátima - com quatro toneladas e 3,5 metros de altura - e também do anjo Gabriel sobre a cúpula. As duas imagens foram esculpidas em mármore branco pelo italiano Enrico Arrighini (na própria Itália) e trazidas à cidade.