Rio vacina mais de 171 mil pessoas no Dia D contra gripe

Município alcançou marca de 1 milhão de imunizados

Por Adriana França em 11/05/2025 às 08:38:48
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Mais de 171 mil doses da vacina contra a gripe foram aplicadas, neste sábado (10), na cidade do Rio durante o Dia D de vacinação. Com isso, o município alcançou a marca de 1 milhão de imunizados contra a influenza. Só este ano, a cidade registrou 14 mortes e 156 internações pela doença.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que foram mais de 700 pontos de imunização funcionando na capital neste sábado. Entre eles estavam clínicas da família e centros municipais de saúde, as unidades do Super Centro Carioca e pontos extras distribuídos em lugares estratégicos como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, entre outros.

No município, todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem tomar a vacina. As únicas exceções para precaução são pessoas com histórico de alergia grave em dose anterior do imunizante.

"Todos os anos, centenas de pessoas são internadas e morrem por gripe na cidade do Rio de Janeiro. Por isso, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal e reduzir os óbitos e as internações por influenza. Tivemos um resultado incrível, com muitas internações evitadas e vidas salvas. A recomendação é que todas as pessoas acima de seis meses procurem uma unidade de saúde para se vacinar. Quando você se vacina, protege a si mesmo e a todos ao seu redor. Hoje, foram mais de 700 pontos de vacinação espalhados pela cidade, e precisamos da adesão dos cariocas. O município do Rio já é a cidade que mais vacinou contra a gripe — é a capital com a maior cobertura vacinal — e queremos ampliar ainda mais esse número", disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

A vacina protege contra três sorotipos diferentes da doença: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria, que foram as que mais circularam no Hemisfério Sul na temporada passada. A imunização é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google