Segurança: Volta Redonda investe em ações e parcerias

Novas viaturas, equipamentos e sistemas de monitoramento estão entre as estratégias do município para combater a violência

Por Conexão no Ar em 22/01/2024 às 12:18:00
Foto: Divulgação Prefeitura de Volta Redonda

Foto: Divulgação Prefeitura de Volta Redonda

Volta Redonda encerrou 2023 com os índices de criminalidade em queda, mas continuará investindo em segurança pública ao longo do ano. Entre as ações da administração municipal estão a aquisição de 15 novas viaturas; a expansão do Sistema Integrado de Segurança, que vai permitir que o policiamento mais que dobre na cidade; e a ampliação do monitoramento com câmeras, com a reativação das bases da Polícia Militar nos bairros Jardim Vila Rica e Santo Agostinho.


As novas viaturas devem chegar a Volta Redonda no fim deste mês e reforçarão a Operação Segurança Presente, o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), contemplando os serviços das patrulhas Escolar, do Idoso e Maria da Penha, dentre outros.

A expansão do policiamento na cidade ser[a feita através do Sistema Integrado de Segurança, que hoje ocorre nos bairros do Retiro e do Aterrado. Com isso, os 250 PMs já capacitados, em conjunto com a Guarda Municipal, percorrerão todos os bairros de Volta Redonda.

Sistema de monitoramento

O sistema de monitoramento por câmeras do projeto Cidade Monitorada será ampliado com a reativação das bases da PM nos bairros Jardim Vila Rica e Santo Agostinho. Esses locais funcionarão integrados ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) como bases de monitoramento dessas microrregiões. Atualmente há bases integradas de segurança pública no Retiro; na base da Operação Segurança Presente, na Vila Santa Cecília; e no 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), na Vila Mury. As imagens do Ciosp de Volta Redonda são disponibilizadas ao Ministério Público Estadual, às polícias Civil (93ª DP), Militar (28º BPM) e Federal; e à 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM).

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google