Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Palácio novo

Palácio Gustavo Capanema será entregue completamente reformado no próximo dia 20

Emblemático edifício modernista está fechado há mais de dez anos


Foto: reprodução

Daqui a duas semanas a cidade do Rio ganhará de volta um de seus edifícios modernistas mais emblemáticos. Fechado pouco mais de dez anos, sendo os últimos seis em obra, o Palácio Gustavo Capanema, no Centro, será entregue completamente reformado no dia 20 de maio. Na manhã desta terça-feira, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, fez uma visita ao espaço acompanhada do presidente do Iphan, Leandro Grass, a presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi, e o secretário executivo do MinC, Márcio Tavares.

As obras começaram em fevereiro de 2019, com foco no restauro da estrutura e na preservação. Ao todo foram investidos R$ 84,3 milhões, via Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

"É uma grande entrega para a sociedade brasileira. É emocionante demais a gente retomar esse patrimônio brasileiro, que revolucionou a arquitetura brasileira. É uma vitória nesses 40 anos de Ministério da Cultura", disse a ministra Margareth Menezes.

Na reinauguração será realizada a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, que havia sido suspensa em 2019. De acordo com a ministra a cerimônia contará com a presença do presidente Lula.

O trabalho incluiu a modernização interna e recuperação do mobiliário dos jardins de Burle Marx e intervenções estruturais nas instalações elétrica, sanitária, hidráulica e de combate a incêndios, que foram refeitas. O Capanema será aberto à visitação pública em paralelo às atividades administrativas do Ministério da Cultura (MinC) e instituições vinculadas.

A ideia é que, a partir do segundo semestre, o terraço passe a abrigar um restaurante com a parte externa, com uma vista única do Centro, aberta à visitação. O projeto prevê que 60% do prédio seja dedicado a atividades culturais e 40% destinados à parte administrativa.

Rio Palácio Gustavo Capanema edifício modernista reforma

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!