Foto: Reprodução
O trecho ferroviário entre Angra dos Reis e Barra Mansa, atualmente desativado, foi oficialmente apresentado na terça feira (15), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), como projeto elegível dentro do novo modelo de chamamento público de ferrovias. O evento, Novos Caminhos Ferroviários, foi promovido pela ANTT e teve a participação da Prefeitura de Angra.
Com 108 quilômetros de extensão, o trecho integra a concessão da empresa FCCA S/A, com demanda estimada em 25 mil contêineres por ano, voltados ao transporte de cargas e fertilizantes. A expectativa é que o chamamento público ocorra no início do segundo semestre, com a assinatura do contrato até o fim do ano.
No evento, a ANTT apresentou projetos considerados prioritários para o governo federal e que, além disso, tem potencial para atrair a iniciativa privada, por meio de concessão. Para o governo, ampliar a participação do mercado nesse setor é um dos requisitos para acelerar a recuperação da malha ferroviária nacional.
A reativação ferroviária representa uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento de novas matrizes econômicas em Angra dos Reis. A ferrovia irá demandar, por exemplo, a modernização da logística portuária para tornar o escoamento da produção mais eficiente e tornaria Angra um polo regional.