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A chegada da Páscoa tem aquecido o comércio e o turismo no estado do Rio de Janeiro. No comércio, segundo sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), realizada com 951 consumidores da Região Metropolitana, entre os dias 25 e 28 de março, 62,8% pretendem presentear alguém nesta data. Outros 28,8% afirmaram que não vão comprar presentes, enquanto 8,4% ainda estão indecisos. A estimativa de movimentação financeira com as compras para a data chega a R$ 299,63 milhões, com um gasto médio de R$ 131 por consumidor.
Os ovos de Páscoa seguem como os campeões de preferência, escolhidos por 53,9% dos entrevistados, seguidos por bombons (43,5%) e barras de chocolate (25,6%). O comércio físico ainda é a principal escolha: 93,8% dos consumidores afirmaram que farão suas compras presencialmente, enquanto apenas 3,5% optam por lojas virtuais e 1,7% pretendem usar ambos os canais.
A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) também realizou uma pesquisa junto aos clientes. O levantamento indicou que a tradicional reunião de família para celebrar a Páscoa e a Semana Santa continua viva e será com mais de cinco pessoas em 41% dos lares cariocas, com até cinco pessoas em 34,4% das casas e com até três pessoas em 24,5% das famílias. O estudo constatou que 58% dos cariocas planejam comprar peixes apenas nesse período, e 29,5% durante toda a Quaresma. A maioria pretende gastar até R$ 100 (51,7%), com preferência pelo cartão de crédito (64,4%). Tilápia, sardinha e merluza lideram as escolhas, apesar de o bacalhau ainda ser opção para 31,1%. Já cortes nobres, como salmão e camarão, devem compor a ceia de 28,5% dos entrevistados.
A pesquisa também comprovou a predileção dos cariocas na escolha das bebidas, e o refrigerante liderou a preferência com 46,5%, seguido pela cerveja com 32,1% e pelo vinho com 20,5%. Para 73,6% dos entrevistados, o gasto com bebidas não vai ultrapassar os R$ 100 e, para 22,9%, deve ser de até R$ 200. Somente 3,5% dos consumidores afirmaram gastar até R$ 300 com bebidas.
A hotelaria foi outro setor a celebrar boas perspectivas. A combinação do feriado da Semana Santa com Tiradentes e, para alguns, a possibilidade de emendar até o feriado estadual de São Jorge, no dia 23, deve impulsionar a ocupação nos hotéis da capital e do interior. O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, já antecipa uma expectativa de ocupação acima dos 80%.