Foto: Reprodução
A Justiça do Rio autorizou o acolhimento num abrigo da recém-nascida encontrada perto de entulho em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A bebê foi resgatada no último sábado (12/04) por policiais militares do 39º BPM (Belford Roxo) após serem acionados por uma moradora que passava pelo local. A criança estava em uma caixa de papelão em cima de um sofá, na calçada da Avenida Francisco, no bairro Vasco.
Ao ser resgatada, a bebê foi levada para o Hospital Municipal Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Duque de Caxias, também na Baixada. A recém-nascida segue internada na unidade. Após receber alta médica, ela será levada para a instituição Lar da Esperança, conforme decisão do plantão judiciário.
A bebê estava envolvida por uma manta, com roupas limpas e de touca. Os policiais foram ao local após um dos agentes ser acionado.
"Ainda que não se conheça as circunstâncias do fato relativos ao abandono da RN, é evidente a situação de risco em que ela se encontra", diz trecho da decisão da Justiça do Rio.
Também foi definido que o Conselho Tutelar deverá apresentar um relatório detalhado em até cinco dias. O hospital, onde a menina recebeu os primeiros-socorros e segue internada na UTI, deverá informar o estado de saúde da bebê bem como os cuidados desde a internação, num prazo de 48 horas.
Em nota, na manhã desta segunda-feira, a direção do HMAPN informa que a criança "segue na UTI neonatal, estável, respirando em ar ambiente, e sob cuidados da equipe médica". A unidade destaca que a bebê passou por avaliação da equipe de neonatologia e passou por exame físico, indicando que teria aproximadamente 1 dia de vida, pesando 3.570g e 51,5 cm de altura.