Foto: Reprodução
Uma operação da Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop), neste domingo (13/04), nas imediações da Central do Brasil e do Terminal Américo Fontenelle, no Centro do Rio, mirou ambulantes irregulares que pernoitavam no local. Estruturas ilegais foram removidas. Houve apreensão de milhares de itens irregulares, entre bebidas, acessórios para celular e mais de seis mil peças de vestuário. Foi realizado, ainda, o acolhimento de pessoas em situação de rua e usuários de drogas.
A ação da Seop foi em conjunto com a Guarda Municipal (GM-Rio), a Subprefeitura do Centro e a Polícia Militar. Além do material que era vendido pelos ambulantes, os agentes apreenderam objetos perfurocortantes, como facas e tesouras, além de itens usados para o consumo de drogas.
Além das apreensões, as equipes realizaram a remoção de estruturas irregulares, como cortinas, tapumes, lonas, mesas e cadeiras. Ao todo, mais de 18 toneladas de entulhos e resíduos foram recolhidas e descartadas.
"Esta operação representa mais um passo no nosso trabalho de ordenamento e desobstrução do espaço público, com a apreensão de materiais que oferecem riscos à segurança de cariocas e turistas", afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Vinte e quatro construções irregulares foram demolidas — seis casebres de madeira e 18 barracas metálicas. Também foram removidos 14 módulos móveis. A Secretaria municipal de Assistência Social (SMAS) atendeu 10 pessoas em situação de vulnerabilidade.
Também participaram da operação equipes da Comlurb, do MetrôRio, da Rio Luz e da Águas do Rio.