Foto: Reprodução / NASA
Está chegando ao fim, a trama que envolveu o mundo e o espaço. Os astronautas que estavam "presos" 9 meses na Estação Espacial Internacional, finalmente vão voltar para casa. Suni Williams e Butch Wilmore, partiram em uma cápsula da SpaceX, para uma viagem de volta à Terra, na manhã desta terça-feira (18) junto a dois outros autronautas da NASA e devem aterrissar na Flória, nos Estados Unidos ainda hoje.
A viagem ao espaço que se iniciou em junho, deveria ter durado apenas uma semana, mas devido a diversos problemas apresentados no primeiro voo feito pela cápsula Starliner, da Boeing, a NASA decidiu que não era seguro eles retornarem. Agora após 287 dias confinados, eles foram resgatados com sucesso.
Vôo vai durar cerca de 17 horas desde o fechamento da escotilha até chegada prevista para 18h57 de terça. O trajeto inclui várias fases críticas: o desacoplamento da estação, uma série de manobras orbitais para posicionar a cápsula corretamente, a queima de reentrada que desacelera a cápsula, e finalmente a descida controlada até o oceano usando paraquedas.
Após a amerissagem (pouso na água), equipes de recuperação estarão prontas para resgatar os astronautas e a cápsula, e assim as equipes médicas vão poder avaliar a saúde da tripulação, prática de rotina para astronautas que retornam do espaço, antes de decidir os próximos passos.
Por fim, os membros da tripulação retornarão à sua base localizada no Johnson Space Center, em Houston.