Carnaval movimenta o comércio do Rio, que pode abrir normalmente, com algumas exceções

Vendas do carnaval devem crescer cerca de 3,5%

Por Adriana França em 24/02/2025 às 15:14:15
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro - SindilojasRio informa que a abertura das lojas ficará a critério dos comerciantes e shoppings, de sexta-feira (28/2) até a quarta-feira de cinzas (5/3), com exceção de terça-feira (4/3), quando só podem abrir os estabelecimentos comerciais situados em terminais rodoviários e ferroviários, estações do metrô, portos e aeroportos.

Na sexta-feira (28/2) e no sábado de carnaval (1º/3), o comércio do Rio funcionará normalmente, assim como no domingo e na segunda-feira de carnaval (2 e 3/3) e também na quarta-feira de cinzas (5/3), de acordo com as normas estabelecidas na CCT e a critério dos lojistas e dos shoppings.

Na terça-feira de carnaval (4/3), feriado estadual no Rio de Janeiro, as lojas não podem abrir, porque a Convenção Coletiva de Trabalho não permite o trabalho do comerciário neste dia, com exceção dos estabelecimentos comerciais situados em terminais rodoviários e ferroviários, estações do metrô, portos e aeroportos, que, conforme o decreto federal 27.048/49, podem funcionar, observando-se as normas constantes da CCT.

O funcionamento das lojas do Rio no carnaval é regulamentado pelas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) firmadas entre o SindilojasRio e o Sindicato dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro - SECRJ.

Para abrirem no domingo de carnaval, os lojistas precisam ter o Termo de Adesão à Convenção Coletiva de Trabalho. Já as lojas que podem abrir na terça-feira de carnaval devem solicitar ao SindilojasRio o Termo de Autorização, lembrando que, neste dia, a jornada de trabalho será de, no máximo, 6 horas, com 15 minutos de intervalo.

Os lojistas podem tirar dúvidas sobre os procedimentos necessários para a abertura de seus estabelecimentos com o SindilojasRio, pelo telefone (21) 2217-5037 ou pelo WhatsApp (21) 98552-1822.

Vendas do carnaval devem crescer cerca de 3,5%

No rastro do carnaval de rua, o movimento nas lojas também tem aumentado e animado o comércio do Rio. Novo levantamento feito pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro - CDLRio e pelo SindilojasRio, junto a 250 lojistas de diferentes áreas, indica otimismo e a expectativa de um incremento de 3,5% nas vendas até o fim do carnaval, superando a projeção anterior de 2% apontada no fim de janeiro.

Além de fantasias, tecidos, adereços e acessórios carnavalescos, itens de vestuário leve e de praia, como bermudas, camisetas e biquínis, e de calçados, como sandálias e tênis, estão entre os produtos mais vendidos O preço médio das compras está em torno de R$ 150,00 e os clientes estão pagando com cartão de crédito seguido pelo Pix, dinheiro e cartão de débito. As lojas do Centro seguidas pelas das zonas norte e sul têm sido as mais procuradas pelos foliões.

De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, as vendas relacionadas ao carnaval vão contribuir significativamente para o resultado das vendas do mês de março.

"O lojista está animado. A grande quantidade de blocos e eventos e de turistas nacionais e estrangeiros na cidade estimula e movimenta o comércio. O carnaval desempenha um papel estratégico no fortalecimento da economia do Rio de Janeiro, especialmente para o comércio de bens e serviços, que tem nesse período uma grande oportunidade de crescimento ao movimentar uma ampla cadeia produtiva que vai muito além dos dias de festa", disse Aldo.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google