Foto: Divulgação
Concentrando algumas das praias mais paradisíacas do Rio, cidades da Costa Verde assinaram um protocolo de intenções para firmar o Consórcio Intermunicipal de Turismo. O encontro, na Prefeitura de Itaguaí, reuniu os prefeitos da própria cidade, de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Rio Claro.
Esta foi a segunda reunião para tratar de um consórcio, uma iniciativa que partiu do prefeito de Angra. O primeiro encontro para tratar do tema aconteceu naquela cidade, no dia 16 de janeiro. A proposta de Ferreti é integrar os destinos e fazer com que o turista permaneça mais tempo na região.
Além disso, a ideia inclui trabalhar a Costa Verde como um só produto, principalmente fora do país. Segundo os mandatários, a força política pode alavancar investimentos e políticas públicas específicas, além de atrair novos negócios.
Haroldo Jesus, prefeito interino de Itaguaí, celebrou o encontro. Também participaram Luiz Cláudio (REP), de Mangaratiba; Claudio Ferreti (MDB), de Angra dos Reis; Babton Biondi (PP), de Rio Claro e o secretário de Turismo de Paraty, Eduardo Calegário Mello.
"Juntos com certeza temos mais condições de criar políticas públicas mais eficientes para dinamizar o turismo na região e assim promovermos desenvolvimento. A cadeia do turismo é muito poderosa para movimentar a economia, e todos têm a ganhar com isso", disse Haroldo.
Na próxima semana os chefes do executivo vão participar do Encontro Nacional dos Prefeitos, em Brasília, e devem aproveitar a ocasião para se reunir com o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Em pauta, a criação do consórcio e a busca pelo apoio da pasta federal para que haja um impulso no turismo da região.
Para a criação do consórcio, os municípios vão encaminhar a iniciativa para as suas respectivas Câmaras Municipais.