Comitiva do Governo Federal visita nesta terça áreas atingidas pelas chuvas no Rio

O temporal deixou, desde a noite de sábado (14), 12 mortos no estado

Por Conexão no Ar em 16/01/2024 às 09:29:17
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Uma comitiva do Governo Federal visita, nesta terça-feira (16), áreas atingidas pelas chuvas no estado do Rio de Janeiro. O temporal deixou, desde a noite de sábado (14), 12 mortos no estado do Rio – todos na Zona Norte da capital e na Baixada Fluminense. Duas pessoas seguem desaparecidas.

A equipe do governo será composta pelos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, da Igualdade Racial, Anielle Franco, do Meio Ambiente e Mudança do Clima substituto, João Paulo Capobianco, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome substituto, Osmar Almeida Júnior, entre outras autoridades.

A comitiva embarca às 8h da manhã de Brasília, com previsão de chegada às 9h30 na cidade do Rio de Janeiro. Na sequência, às 10h, Waldez Góes e demais autoridades se reúnem com o governador do estado, Cláudio Castro, com prefeitos de cidades atingidas pelas fortes chuvas e com representantes das defesas civis estadual e municipais.

Nesta segunda-feira (15), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência nas cidades do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João do Meriti. A medida é necessária para que os municípios solicitem recursos federais para ações de defesa civil.

"Já reconhecemos, de forma sumária, a situação de emergência em quatro cidades e faremos todo o possível para que os recursos para atendimento à população sejam liberados o quanto antes", diz Waldez Góes.

Durante a tarde, a partir das 14h, a comitiva do Governo Federal também visitará áreas atingidas pelas fortes chuvas na cidade de Belford Roxo.

"O objetivo é verificarmos in loco a situação dos municípios atingidos. Vamos fazer todo o possível para as cidades recebam o quanto antes recursos da Defesa Civil Nacional para assistência humanitária e, em um segundo momento, também para restabelecimento de serviços e reconstrução de infraestruturas e moradias destruídas ou danificadas pelo desastre", afirma o ministro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou para o governador do Rio, Claudio Castro (PL), na tarde desta segunda-feira (15), para se solidarizar e dizer que dará "todo o apoio ao estado fluminense".

No telefonema, que durou pouco mais de 10 minutos, Castro agradeceu a Lula pelo envio de 4 ministros, nesta terça ao Rio, e também aproveitou e solicitou ao presidente uma obra no Rio Botas. No ensejo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que estava ao lado no momento do telefonema, pediu que o presidente ajude o município nas obras do Rio Acari.

Fonte: Com informações do G1

Comunicar erro
Alerj