Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

São Gonçalo

Tradicional igreja de São Gonçalo é tombada como patrimônio histórico e cultural

A medida se soma a diversas outras ações de restauração da paróquia


Foto: Divulgação

O prefeito Capitão Nelson (PL) sancionou, nesta sexta-feira (10), a lei municipal que declara o tombamento da fachada e do retábulo da tradicional igreja de São Gonçalo, em uma data simbólica, no dia da celebração do padroeiro da cidade. A medida tem como objetivo preservar essa construção histórica, datada do século XVI, e garantir recursos para futuras restaurações.

A iniciativa do projeto de lei partiu da Câmara Municipal, sendo de autoria do vereador Alexandre Gomes (Avante). Ela se soma a diversas outras ações de restauração da paróquia, que, nos últimos dez anos, recebeu importantes obras, com investimentos superiores a R$ 6 milhões nesse período.

Além da fachada e do retábulo, o tombamento inclui duas imagens do século XVII, uma de São Francisco de Paula e outra de Nossa Senhora do Ó, e uma imagem do século XVIII de São Gonçalo do Amarante, o padroeiro.

O padre André Luis, que acompanhou toda a mobilização para a assinatura, destacou a importância da igreja como símbolo da cidade e a necessidade de sua preservação.

"Com esse ato, o poder executivo e o legislativo de São Gonçalo preenchem uma lacuna que estava aberta há mais de oito décadas e certificam o reconhecimento da paróquia como patrimônio arquitetônico, cultural e histórico, reforçando sua identidade e simbolismo para o município", finalizou.

São Gonçalo Capitão Nelson Igreja

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!