Governo antecipa Bolsa Família para atingidos pelo temporal no Rio

Beneficiários das cidades que entraram em estado de calamidade receberão o auxílio nesta quinta-feira

Por Conexão no Ar em 15/01/2024 às 18:38:45
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, anunciou que o governo federal antecipará o pagamento do Bolsa Família para os beneficiários em cidades do Rio de Janeiro afetadas por chuvas intensas. Os recursos estarão disponíveis na próxima quinta-feira (18) abrangendo todos os beneficiários das áreas atingidas, independentemente do Número de Identificação Social (NIS).

Originalmente programados para ocorrer entre os dias 18 e 31 de janeiro, os pagamentos foram antecipados devido ao estado de calamidade decretado nas cidades do Rio de Janeiro, Belford Roxo, São João de Meriti e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, em decorrência das fortes chuvas do último fim de semana. O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência nessas localidades, permitindo que as prefeituras solicitem recursos da União para ações urgentes, como a compra de alimentos, água potável e combustível para veículos.

Dias assegurou que as equipes dos ministérios do Desenvolvimento Social, da Integração e da Saúde estão trabalhando em colaboração com as autoridades estaduais e municipais para atender às necessidades básicas dos afetados. O temporal resultou em 12 mortes no Estado, com pelo menos uma pessoa ainda desaparecida até a manhã desta segunda-feira. Com o "reconhecimento sumário" adotado pelo governo federal, as prefeituras têm agora 15 dias para apresentar à União os pareceres técnicos e o plano detalhado das ações necessárias. Os repasses de verbas serão liberados após a avaliação da equipe técnica da Defesa Civil Nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou recursos federais à disposição das prefeituras afetadas. Além de Dias, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foi acionado pelo presidente para acompanhar de perto os trabalhos das equipes de socorro.


Comunicar erro
Alerj