Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Crias da Baixada

Associação do Movimento de Compositores da Baixada celebra prêmios com 'Grande Festa no Quintal'

Escola de Música da AMC, que ensina instrumentos de sopro, de corda e de percussão a 110 jovens recebeu os prêmios Periferia Viva, na Categoria "Cultura e Identidade Periférica e Anamatra de Direitos Humanos 2024


Foto: Divulgação

Com um trabalho de 25 anos na formação musical de crianças e jovens na Baixada Fluminense, a Escola de Música da Associação do Movimento de Compositores (AMC) realizou, neste sábado (07/12), o show Grande Festa no Quintal da AMC. Este ano, o evento — que foi uma oportunidade para que os 110 alunos possam mostrar seu talento em instrumentos de sopro, corda e percussão — celebrou duas premiações conquistadas pela escola em 2024: o Prêmio Periferia Viva, na Categoria "Cultura e Identidade Periférica, e o o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2024 na categoria "Cidadã".

No melhor estilo "terreirão", o repertório esteve recheado de clássicos de mestres como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa e Jacob do Bandolim.

Entre os projetos desenvolvidos na Escola de Música da AMC estão a "Formação de Monitores de Música", "Formação de Professores de Música, "Oficinas de Samba e Choro", "A AMC na Escola Pública / A Escola Pública na AMC" e "Oficinas Lúdicas / Troca de Saberes com a UFRJ". Todos os profissionais que hoje trabalham na AMC são fundadores e os professores foram formados na própria Escola de Música.

Prêmios

O Prêmio Periferia Viva, recebido pela Escola de Música da AMC, é uma iniciativa do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias e tem como objetivo reconhecer entidades que lutam para minimizar os riscos socioambientais nas periferias, transformando áreas vulnerabilizadas em modelos de resistência e adaptação. Este ano, em sua segunda edição, 178 dessas organizações foram selecionadas entre aproximadamente 2 mil projetos inscritos. A entrega da premiação aconteceu no dia 28 de novembro, no Museu Nacional da República, em Brasília.

Já o prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2024 na categoria "Cidadã" foi entregue À AMC pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, que organiza a premiação, no dia 4 de dezembro, também em Brasília.

Baixada escola música prêmios samba

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!