O governo do RJ planeja criar portais eletrônicos nas divisas interestaduais para intensificar o combate à entrada de drogas e armas no estado. Um dos projetos em andamento, chamado Guardião de Divisa, inclui a implementação de câmeras inteligentes e scanners nas divisas do estado.
Esses dispositivos, que incluem reconhecimento de placas e balanças de pesagem para veículos, serão instalados em pontos de controle.
Os scanners serão capazes de detectar drogas e armas em veículos em movimento, enquanto as câmeras inteligentes monitorarão a rota, identificando mudanças de percurso que possam sinalizar atividades criminosas.
"A criação de portais eletrônicos nas divisas vai ampliar nosso controle sobre o que entra e sai do estado, enfraquecendo o mercado de drogas e armas, que alimenta o crime organizado", afirma o governador Cláudio Castro.
Essa ação será integrada, sob a coordenação da Operação Foco, liderada pela Subsecretaria Especial de Controle de Divisas, que pertence a Casa Civil. A medida, que conta com o apoio do PRODERJ, permitirá o compartilhamento de dados entre os diversos órgãos do Estado.
Entre janeiro e setembro deste ano, a Polícia Militar apreendeu 54,85 toneladas de drogas, um aumento de 105,7% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram apreendidas 26,67 toneladas.
Onde equipamentos serão instalados
Posto 01
- Nhangapi-Itatiaia: Dutra, Itatiaia
Posto 02
- Mato Verde-Campos dos Goytacazes: BR 101 Norte, Campos
Posto 03
- Levy Gasparian: BR 040, Levy
Posto 04
- Timbó-Itaperuna: RJ 186
Posto 05
- Angra dos Reis: BR 101 Sul, Angra