Um levantamento da Embratur mostra que os estrangeiros estão, cada vez mais, escolhendo o Brasil como destino turístico. O número bateu recorde, em setembro.
Setembro foi mês de recorde de turistas de outros países no Brasil. O maior crescimento desde 1989, quando o levantamento começou a ser feito pela Embratur. Em média, a alta foi de 26% em relação a setembro de 2023. De janeiro a setembro, chegaram quase cinco milhões de turistas internacionais.
De acordo com a Embratur, as campanhas de divulgação do Brasil lá fora, as iniciativas do setor privado e a ampliação da malha aérea contribuíram para esse resultado. Foram 14 novas rotas em 2023. E outras 11 este ano.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) diz que o setor tem potencial para se desenvolver ainda mais.
Em São Paulo, o aumento no número de turistas que chega de fora foi de 15%, na comparação com o movimento do ano passado. Um sinal, segundo a Embratur, de que o turismo no Brasil pode ir além das praias.
Na capital paulista, os estrangeiros vêm atrás, principalmente, das atividades culturais e da gastronomia. De blusa de time brasileiro, o Mischa, que é da Suíça, gostou de pratos que são bem populares. "Açaí e feijão", comenta.
No Rio, o aumento de turistas de outros países foi de 41%, comparando setembro deste ano com o mesmo mês de 2023. Na Bahia, 69% e em Santa Catarina, 164%.