Quinto voo da FAB com refugiados do Líbano chega ao Brasil com 220 passageiros

Segundo o governo brasileiro, desde o início da operação 'Raízes do Cedro', 1.105 pessoas e 13 animais de estimação foram retirados do Líbano

Por Conexão no Ar em 14/10/2024 às 08:01:31
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o quinto voo destinado à operação de repatriação no Líbano pousou às 6h06 da manhã desta segunda-feira (14) na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, na Grande SP.

Nesse quinto voo da operação 'Raízes do Cedro', a aeronove KC-30 trouxe de Beirute, no Líbano, 220 pessoas e dois animais de estimação.

Desde o início da operação, 1.105 pessoas e 13 animais de estimação foram retirados do país em conflito pelo governo brasileiro.

Também foram transportadas 19,1 toneladas em bagagem e 43 toneladas de donativos (insumos hospitalares, cestas de alimentos e outros), diz a Força Aérea.

Os passageiros são brasileiros, estrangeiros parentes de primeiro grau dos cidadãos e estrangeiros que foram transportados pela FAB a pedido dos governos dos seus respectivos países.

Segundo o governo, a composição da lista de passageiros prioriza mulheres, crianças, idosos e brasileiros que não residem no Líbano.

A operação foi deflagrada com o acirramento do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano.

A comunidade brasileira no Líbano é formada por cerca de 21 mil pessoas e é a maior entre os países da região, à frente de países como Israel (14 mil), Emirados Árabes Unidos (9,6 mil) e Jordânia (3 mil).

Pelas estimativas do governo brasileiro, com base nos formulários preenchidos pela população no Líbano, cerca de 3 mil pessoas devem deixar Beirute e seguir em direção ao Brasil.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google